O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) se dedica à educação superior e também à pesquisa em Matemática e Ciência da Computação.  Ele está localizado em São Carlos, uma cidade no interior do estado de São Paulo, Brasil. O grupo de singularidades no ICMC-USP foi fundado pelo professor Gilberto Loibel na década de 60 e se desenvolveu graças ao entusiasmo e determinação de seus estudantes, especialmente de Luiz Antonio Fávaro e de Maria Aparecida Soares Ruas. Este grupo (2013) conta com 11 pesquisadores, 6 estudantes de mestrado, 20 estudantes de doutorado e 6  Pós-docs.  Este grupo recebe frequentemente visitas de matemáticos do Brasil e do exterior

A teoria de singularidades se aplica a várias áreas das ciências e interage com diversas áreas da matemática, entre as quais geometria algébrica, geometria diferencial e teoria qualitativa de equações diferenciais ordinárias. Tem aplicações em teoria de nós, ótica, robótica e visão computacional. Por outro lado, estas áreas têm enriquecido a teoria de singularidades com problemas e resultados interessantes e de relevância. Os temas centrais nos quais trabalha o grupo versam sobre o desenvolvimento de princípios efetivos de classificação das singularidades de aplicações diferenciáveis e de conjuntos analíticos reais ou complexos, com especial atenção aos invariantes e às condições de equisingularidade em famílias destes conjuntos.

Desde seu início, no fim da década de 1960, o grupo tem uma forte participação na formação de novos pesquisadores/professores e na internacionalização da pesquisa e da pós-graduação em Matemática do ICMC. A partir da década de 1990, se consolidou internacionalmente como um dos mais atuantes em sua área, através de um intenso intercâmbio de pesquisadores e alunos de pós-graduação com diversos centros de pesquisa.

Uma tradição nas atividades do grupo é a realização de reuniões científicas, dentre as quais o International Workshop on Real and Complex Singularities, evento internacional reconhecido pela comunidade científica como um dos principais eventos periódicos da área, e o Mini Workshop de Singularidades, Geometria e Equações Diferenciais. Tais reuniões têm uma participação expressiva da comunidade científica nacional e internacional da área e propiciam uma grande interação de pesquisadores, jovens cientistas e alunos de pós-graduação do Brasil e do exterior. Com boa projeção internacional, o grupo é atualmente um polo atrator para visitas científicas, estágios de doutorado e pós-doutorado.